Páginas

[Entrevista] Paula Pimenta

A entrevistada do dia é a Paula Pimenta. Nós já conhecemos um pouco mais sobre ela e seus livros através da tag ''Conhecendo a autora'' (leia aqui) e, através dessa entrevista, vocês irão ter a oportunidade de conhecer ainda mais sobre ela e sua forma de pensar. 

Chega de enrolação! Vamos à entrevista:


1. No ano de 2012, você obteve muitas conquistas importantes na sua vida profissional. Você ainda tem alguma meta a ser conquistada? Quais os seus projetos para 2013? 

Minha meta é conquistar cada vez mais leitores e poder continuar a viver bem com a profissão de escritora, pois isso era apenas um sonho que se tornou realidade. Em 2013 vou lançar pelo menos três livros e eu estou ansiosa para saber se meus leitores vão gostar!

2. Você é daquelas mulheres que sempre sonharam em se casar e formar uma família, ou você foge um pouco dessa "tradição"?

Eu acho que o que é importante é o amor. Eu não sei viver sem estar apaixonada. Tenho quase sete anos de namoro, sou louca pelo meu namorado, mas nem tenho tempo pra pensar em casamento... Talvez algum dia a gente se case de repente, em Las Vegas! (Risos!) Agora sério, acho que o importante é o casal estar bem. A formalidade é o de menos.

3. Quando você foi publicar Fazendo meu filme, encontrou uma dificuldade em encontrar editoras que abraçassem o seu projeto. Por isso, queria saber o que você aconselharia para todos aqueles que estão começando agora e enfrentando os mesmos problemas que você teve vários anos atrás?

Acho que é preciso muita persistência, pois as editoras ainda são um pouco fechadas para autores iniciantes. Mas é importante ter paciência e não ficar de braços cruzados, esperando. Mande o livro para todas as editoras possíveis e tente fazer com que leiam. Minha maior dificuldade foi conseguir que alguma editora lesse o meu livro. A primeira que leu topou publicar.

4. A fama, provavelmente, lhe trouxe a oportunidade de conhecer uma pessoa famosa que você sempre teve vontade. Quem? Conte-nos como foi essa experiência.

Eu conheci o Maurício de Sousa e fiquei toda boba, sou muito fã dele desde a infância! No meu livro “Apaixonada por Palavras” eu até brinco em uma das crônicas que a minha primeira paixão foi pelo Cebolinha, pois eu era louca pelas historinhas da turma da Mônica! Na verdade, sou até hoje! E conhecer o criador dessa turma foi muito emocionante!

5. Quais os livros que você ganhou/comprou e pretende ler nas horas vagas? 

Estou com uma fila de mais de 20 livros para ler, mas como estou com a vida agitadíssima, ando lendo muito devagar, por pura falta de tempo... Atualmente estou lendo “Dividindo Mel”, da Iris Figueiredo, e em seguida vou ler “Procura-se um marido”, da Carina Rissi.

6. Como você encara uma fila de fãs que vieram de todos os cantos do Brasil simplesmente para te ver e ganhar um autografo? Percebo também que você autografa os seus livros com a cor da caneta de acordo com a capa... Isso se tornou um hábito?

A alegria de saber que alguém está ali enfrentando aquela fila enorme só pra falar comigo e ter o livro autografado me mantém abastecida e eu posso autografar por horas que não me canso. É muito gratificante esse contato direto com os leitores e é o carinho deles que me faz querer escrever cada vez mais.

O caso da caneta colorida começou já no lançamento de FMF 1. Tenho uma amiga de SP (oi, Dri!) que falou que eu tinha que autografar com uma caneta rosa, para combinar com a capa, e aí ela me deu uma de presente. Eu achei que ficou tão fofo o autógrafo cor de rosa que segui a tradição nos outros livros. Então o FMF 2 eu autografo de vermelho, FMF 3 de azul, FMF 4 de roxo, MVFS de verde... As pessoas já ficam esperando as canetas coloridas! 

7. Você acha que as Editoras brasileiras e os próprios leitores valorizam pouco o trabalho dos escritores nacionais? 

Acho que o preconceito com a literatura nacional está sendo quebrado aos poucos. Estão dando mais espaço para os bons autores que estão surgindo. Mas, acredito que muitas editoras ainda têm, sim, uma resistência em publicar um livro nacional, e eu até entendo um pouco a parte delas, pois é bem mais garantido simplesmente comprar os direitos e traduzir um livro que já tenha sido sucesso no exterior do que investir em um nacional que não seja garantia de boas vendas... O problema também é que quando um escritor daqui finalmente consegue ter o livro publicado, vem o público, que não “veste a camisa” dos autores nacionais e prefere comprar livros de autores estrangeiros... No entanto, lentamente estamos mudando isso, e espero que muitos leiam cada vez mais livros nacionais.

8. Você acha os seus livros em um preço bom ou se fossem mais baratos, teriam alcançado um número de vendas ainda maior? 

É o preço padrão para livros com o número de páginas e a qualidade que eles têm. Claro que venderia mais se fossem mais baratos, mas a maioria dos meus livros são grossos e isso aumenta o custo de produção deles. A editora tenta fixar o menor preço possível, mas também não pode ter prejuízo...

9. As capas do FMF estão perfeitas. Quem é o designer? Ele está nos seus planos para as capas de seus futuros livros?

Diogo Droschi. Sim, faço questão que o Diogo produza todas as capas dos meus livros da Gutenberg, ele é o melhor designer que eu já conheci na vida! Até brinco dizendo que vou contratá-lo para ser exclusivo dos meus livros, pois morro de ciúmes das outras capas dele! :)

Ping-pong:

Signo: Gêmeos
Cor: Rosa
Lugar: Disney
Filme: De repente 30
Música: Linger (The Cranberries)
Defeito: Perfeccionismo
Qualidade: Perfeccionismo
Escritor: Nick Bantock
Escritora: Meu Cabot
Deus: Está sempre comigo.
2013: Promete!

Não deixem de seguir a autora nas redes sociais: facebook - twitter

3 comentários:

  1. Muito boa a entrevista!! Sou apaixonada pela Paula!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo os livros da Paula, só falta o APP para completar a listinha ^-^ Muito boa a entrevista, parabéns! :D
    Bjos...

    ResponderExcluir