Páginas

[Novidade] Eu leio Brasil

Escritora cria movimento em prol da literatura nacional, "Eu Leio Brasil"




Com o objetivo de buscar um espaço maior para autores brasileiros nas editoras e nas livrarias, assim como incentivar a leitura de titulos nacionais, a escritora Janaina Rico criou o movimento "Eu Leio Brasil". 


Janaina, que é autora de títulos que bateram altas vendas, como os Chik Lits Ser Clara e Apimentando (10 mil vendidos, o primeiro. E o segundo, lançado recentemente, já bateu 3 mil vendidos), criou até uma fan page para o movimento. Mas, não parou por ai... "Fiz uma petição online com o intuito de pedir atenção das pessoas acerca da literatura nacional", explicou. 


Conheça o texto da petição:


"A literatura nacional pede socorro. Ela está neste momento entre a vida e a morte, em um leito de UTI, respirando com a ajuda de aparelhos. E precisamos dar o tratamento necessário antes que seja tarde demais.


O problema não é a falta de qualidade. Assim como em qualquer outro campo do conhecimento humano, nas escritas temos autores bons e autores ruins, livros bons e livros ruins. E, aqui no Brasil, como em todo o resto do mundo, temos os que se destacam e os que não.


O que está acontecendo é que as obras brasileiras não estão recebendo o trato que merecem. Basta entrar em qualquer livraria para perceber a diferença de tratamento. Em destaque, apenas as obras que vêm de fora. Nas listas dos mais vendidos, nomes estrangeiros pipocam, e de vez em quando surge uma Paula ou um Eduardo para diversificar.


Os marketings das grandes editoras apontam todos os seus canhões para 50 tons de estrangeirismo, enquanto o verde e amarelo fica ofuscado sob o cinza.


Ora, não podemos esquecer que para cá já vem os best-seller, testados e retestados no exterior, que já passaram por uma pesada campanha de publicidade.


Mas os daqui ficam renegados a segundo plano, sem que os leitores sequer tenham o direito de escolher se vão comprar ou não. A dinâmica é clara: o consumidor comum entra em uma livraria procurando uma capa que lhe chame atenção, ou uma história que se destaque no meio das outras. Impossível que um livro escondido no meio da prateleira ganhe a parada. Isso, quando pelo menos fica em um canto escondido na livraria, pois a maioria das vezes, os títulos nacionais nem chegam às estantes das grandes redes. Por isso, criei esse manifesto. Longe de mim pedir para que as pessoas só leiam os nacionais. Mas quero chegar no shopping e ter o direito de escolha entre elas e as Vanessas, Leilas e Carinas. Ah, e Janainas também!"


2 comentários:

  1. O movimento é muito bacana mesmo. Até eu tenho um pouco de receio de ler autores nacionais, sim, é verdade. :/


    http://paginasnaestante.blogspot.com.br/
    @pginasnaestante

    ResponderExcluir
  2. ADOREI A IDEIA!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir