Páginas

[Conhecendo a autora] Paula Pimenta


Paula Pimenta nasceu em Belo Horizonte - Minas Gerais. Estudou em várias escolas e suas matérias preferidas eram Português (claro!!) e Inglês. Não chegando a gostar de Matemática, Química e Física pois - segundo ela - era uma negação!

Desde pequena adorava cantar e o seu primeiro instrumento foi um Piano, mas aos 15 anos, conheceu o Violão e foi paixão a primeira vista. Segundo ela tocar violão é muito gostoso, pois anima qualquer lugar que está e tem sempre um grupinho de pessoas em volta.

Após terminar o terceiro ano do Ensino Médio, começou o curso de Jornalismo, mas por não poder colocar emoção em seus textos   acabou percebendo que não era aquilo que realmente queria. Acabou se formando em Publicidade pela PUC-Minas (nessa época passou a levar a leitra apenas como um hobbie). Como publicitária trabalhou na Rede Minas, como produtora do programa Brasil das Gerais e como assessora de marketing no Minascentro. Estudou também Música na UEMG, deu aulas de violão e técnica vocal por vários anos e também é compositora. (assista a Paula cantando e tocando). 


CONFISSÃO:

O primeiro livro da Paula Escritora foi um livro de Poesia chamado "Confissão" e foi publicado no ano de 2001 pela Editora Canônica (atualmente se encontra esgotado). 


FAZENDO MEU FILME 1:
Após retornar para o Brasil no final do ano de 2005, em 2006 ela começou a procurar editoras para publicar o seu segundo livro, que foi escrito em 8 meses... Passou por duas e não deram certo (uma disse que ficaria por 15.000 a publicação e a outra não acreditava na possibilidade de adolescentes lerem um livro grande), até que o Grupo Autêntica, após ouvirem a palavra "intercâmbio", se interessaram em ler o livro, pois segundo eles, tinham dados que os jovens brasileiros tinham muita vontade fazer intercâmbio... Eles leram o livro e em uma semana ligaram para a Paula dizendo: "Olha, nós já temos um cronograma de publicação que deve ser seguido e nós podemos publicá-lo no primeiro semestre de 2007, quer?" e sem nem pensar duas vezes, ela aceitou a proposta. Porém o livro foi publicado apenas no final do ano de 2008 e foi aí que a primeira edição do livro foi lançada (com rolos de filme de Cinema). A primeira edição se esgotou pois ela própria mandava  o livro para blogs literários e oferecia para as escolas... E depois com o "boca-a-boca", toda os exemplares da primeira edição foram vendidos.

*Houve uma mudança de capa da primeira para a segunda edição, pois as livrarias estavam achando que pela primeira capa ter uns rolos de filme e pelo nome, era um livro ensinando a como fazer um filme (o que não é verdade) e foi a partir dessa ideia que a editora resolveu publicar a segunda edição com uma capa mais adolescente. A segunda edição foi lançada junto com o lançamento do "Fazendo Meu Filme 2" e todos eles passaram a ter subtítulos.

  



FAZENDO MEU FILME 2:
Após o sucesso do primeiro livro, os leitores mandaram diversos e-mails para a escritora pedindo a continuação da série e ela apenas pedia para que eles enviassem aquilo para o e-mail da editora. E após receber vários e-mails, a Editora liberou para que a Paula escrevesse a continuação da história e ela levou apenas 3 meses para finalizar o segundo livro da série. E claro, todos aqueles que adquiriram o primeiro exemplar, fizeram questão de comprar o segundo, fazendo com que o 2° livro também fosse um grande sucesso.

FAZENDO MEU FILME 3:
O terceiro livro da série demorou 5 meses para ser escrito e deu um pouco mais de trabalho do que os 2 anteriores, pois era um  livro maior e muito mais intenso. Ao todo, acabaram sendo 11 meses de diferença do 2° livro para o terceiro. Mas, assim que lançado, também houve um número grande de vendas e se tornou um grande sucesso sucesso (assim como os dois anteriores). 



MINHA VIDA FORA DE SÉRIE 1:
Para que os leitores e a autora não sentissem falta dos personagens após a saga terminar, a autora e o Grupo Autêntica resolveram lançar o "Minha vida fora de série" antes do "Fazendo meu filme 4" pois assim ninguém iria se sentir "órfão" dos personagens após terminar a série, já que através desse novo projeto, ela teria como dar notícias dos personagens que compunha a série do Fazendo Meu Filme. E, com isso, acabou tendo um pequeno atraso no lançamento do FMF4, mas por um bom motivo, né gente?? (assista o video da autora explicando).

"O minha vida fora de série, vou dar continuidade. Uma série inicialmente de pelo menos 4 livros. O fazendo meu filme era de 3 e virou 4, então digo inicialmente, pois pode que ser que cresça um pouquinho mais, mas eu tenho ideia para 4 livros (...) Quando eu estava escrevendo meu filme 3, quando eu ia começar, que eu tive a ideia para o minha vida fora de série, porque ia acabar a história e eu estava triste que o Fazendo Meu Filme estava quase no fim e eu não gosto de séries muito longas e então eu resolvi que iria continuar com os personagens por perto, mas com uma história completamente diferente... Para não ficar com muita saudades deles eu criei a Minha Vida Fora de Série. " - Afirmou Paula Pimenta na Bienal de São Paulo (10/08/2012)



FAZENDO MEU FILME 4:
Após a escritora terminar os livros anteriores, ela ganhou uma viagem da Editora para Los Angeles, para que ela pudesse conhecer pessoalmente cada lugar que a Fani iria passar no último livro da série e isso, acredito eu, foi fundamental para o sucesso do 4° livro, pois ela escreveu com muita propriedade daquilo que estava falando. (veja as fotos da viagem)

Além disso, esse livro é um dos favoritos da escritora, porque além de ser o último livro da série, também trás um certo tipo de realização, já que ela conseguiu escrever o melhor final feliz possível para a nossa querida Estefânia Fani.

APAIXONADA POR PALAVRAS:
Em Outubro do ano de 2012, a escritora Paula Pimenta, resolveu publicar um livro diferente de tudo aquilo que seus leitores conheciam: um livro de Crônicas. Nesse livro ela reuniu tudo aquilo que tinha escrito durante anos.

"Um livro de crônica é escrito na primeira pessoa e conta um fato sobre o nosso ponto de vista (...) E eu acabo me expondo um pouco mais do que se fossem as minhas personagens" - disse Paula Pimenta ao analisar seu livro mais recente.

DIÁRIO DA FANI:
Esse foi um dos últimos projetos de Paula e sua Editora, porém, como já foi dito por ela, o Diário da Fani não é um livro, muito menos a continuação da série FMF (apesar de ter um capítulo extra)... Ela é uma agenda para vocês, meninas, usarem no ano de 2013. 

Para esclarecer e tirar todas as dúvidas, a autora gravou um vídeo falando sobre e mostrando cada detalhe da agenda, que poderá ser usada por você na escola (ou em qualquer outro lugar). 



Espero que vocês tenham gostado, pois tentei apresentar da melhor maneira possível, um pouco sobre a Paula Pimenta e seus projetos. Ah, não deixem de seguir a autora nas redes sociais: twitter - facebook.

3 comentários:

  1. Ja tive a oportunidade de conhecer a Paula pessoalmente e quando ela contou como se tornou escritora e os seus gostos eu simplesmente me apaixonei por ela e me indwntifiquei bastante.Todos os livros dela sao otimos e faz com que a gente leia e releia varias vezes !

    ResponderExcluir
  2. “A VITÓRIA PERTENCE AO MAIS PERSEVERANTE..
    “O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS”...

    Parabenizo e homenageio por meio deste a ESCRITORA PAULA PIMENTA e toda a equipe pelo lançamento do livro “MINHA VIDA FORA DE SÉRIE”. Parabéns pelo EXCELENTE TRABALHO, DETERMINAÇÃO E PROFISSIONALISMO, realizado neste belíssimo trabalho e um brinde pelo SUCESSO! O potencial de trabalho de vocês é de grande valor para a comunicação brasileira. Recebam esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações e planos futuros. Desejo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na conta de vocês a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre vocês e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso.


    “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA TORNA-SE ATRAVÉS DELE.”


    DESEJO SUCESSO A TODOS!


    PAULINHO Solução

    ResponderExcluir